A visibilidade a noite nas rodovias é 95% menor que de dia, o que aumenta muito o risco de acidentes. Por isso, perceber o risco a frente, principalmente a presença de veículos pesados como caminhões e ônibus, é essencial para a segurança de todos os usuários das rodovias. É aí que entram as faixas refletivas, que aumentam a visibilidade desses veículos nas estradas.
As faixas refletivas são obrigatórias e podem ser a diferença entre a vida e a morte. Uma carreta sem faixas somente será percebida a noite a 20 metros de distância, com as faixas essa distância aumenta para 200 m, o que permite evitar um acidente.
Por esta e outras razões os caminhoneiros, condutores que mais rodam nas estradas brasileiras, são unânimes na defesa da importância das faixas. Apesar disso, aproximadamente metade da frota de caminhões circula pelas rodovias com as faixas fora do padrão exigido pela legislação. Essa foi uma das constatações de uma pesquisa do gênero feita pelo SOS Estradas. Foram avaliados 506 veículos entre caminhões e ônibus, que estavam em pontos de parada de sete estados brasileiros. No caso dos ônibus 90% estavam com as faixas em dia , já nos caminhões a média caiu para 52%. Dos motoristas entrevistados apenas 31% reconheceram que foram fiscalizados em algum momento pelas polícias rodoviárias federal e estaduais.
Outro dado
Segundo a Polícia Rodoviária Federal colisões laterais e traseiras representam em média 58% das colisões com veículos pesados nas nossas rodovias, na sua maioria ocorrem a noite, quando as condições das faixas são essenciais para garantir a segurança. Além disso, ainda segundo um levantamento da PRF, a colisão frontal é o tipo mais letal de acidente.
O valor das faixas, em média R$ 5,00 para as laterais, é um investimento insignificante para os benefícios que gera. “Independente de obrigação legal ou não , a verdade é que as faixas devem ser utilizadas sempre e até mesmo mais do que determina a legislação. Ser visto na estrada é fundamental, quanto mais quando você sofre um acidente, e isso vale para motoristas de automóvel que viajam muito nas rodovias”, acrescenta o Coordenador do SOS Estradas.
Fonte: Pé na Estrada
A conscientização é uma das formas mais práticas de segurança nas estradas.
Muito bom trabalho.
E muito seguro o meu caminhão tem em toda parte ,todo mundo deve colocar. Um abraço. ..fabiano rio de janeiro
Parabéns aos comentários dos coordenadores do sos estradas e a todos que se preocupam com a segurança nas estradas brasileiras…segurança nunca é demais…a noite é muito mais preocupante
Preço mínimo tem que ter e com extrema urgência pois pela atual situação do país tem muitas empresas e agenciador explorando e muito chegando ao extremo de mal pagar os custos de óleo e pedágio , principalmente nos dias de sexta feira onde o caminhoneiro quer retornar a sua casa.