Comissão aprova nova altura para caminhões que transportam animais vivos


A Comissão de Viação e Transportes aprovou o Projeto de Lei 6392/16, do deputado Zé Silva (SD-MG), que estabelece em 4,70 metros a altura máxima para os veículos de transporte de animais vivos (semoventes).

O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), recebeu parecer favorável do relator, deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT).

O texto aprovado também determina que o motorista do veículo de transporte deverá ter habilitação nas categorias D e E, além de treinamento especializado para este tipo de carga.

Resolução do Contran

Publicidade

O relator explicou que, atualmente, a altura máxima para transporte de animais é de 4,40 metros. O número foi determinado pela Resolução 210/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Segundo especialistas, essa altura não é adequada para transportar equinos e bovinos, notadamente em veículos cujas gaiolas possuem dois pavimentos, caracterizando maus-tratos aos animais”, disse Ezequiel Fonseca. Ele lembrou que a altura de 4,70 metros já é exigida dos caminhões que transportam veículos (cegonhas), sem que isso provoque problemas no trânsito.

Fonseca também defendeu o treinamento de motoristas que transportam animais vivos. “Assim como são exigidos cursos especializados para condutores de veículos de transporte de cargas perigosas, é razoável a mesma exigência para o transporte de carga viva”, disse.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo (Rito de tramitação pelo qual o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário. O projeto perde o caráter conclusivo se houver decisão divergente entre as comissões ou se, independentemente de ser aprovado ou rejeitado, houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário) e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:  Blog do caminhoneiro

5 comentários em “Comissão aprova nova altura para caminhões que transportam animais vivos”

  1. Eu acredito que o custo do curso em questão deveria ser pago pelos criadores de gado e frigoríficos, pois os valoes destes cursos honeram os bolsos dos motoristas que ganham cada dia menos. Porque criar leis fica muito fácil quando não sai do bolso dos maiores interessados.

  2. Isso deve ser ideia de algum ladrão q não tem o q fazer,nunca houve probelema algum em transporte de animais. Agora é tanta babaquice no setor de transporte q agente fica sem saber o q fazer.

  3. Kkkkk eles estão comparado carga viva com segonha os carro não se meche nas curva.. Imagina a carreta com 470 de altura saindo das fazenda no barro estradas torta desniveladas ai sim que vai matar e maltratar os animais e fácil ficar atrás de uma mesa e criar leis sem saber as dificuldades dás rodovia, faças as leis mas antes entendam como funciona vai com um boiadeiro na fazenda , asista uns vídeos no YouTube ai talvez vcs tenha noção para que serve a lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *