1) Economia em geral
- Alinhar e balancear com frequência.
- Ao engraxar o veículo não permitir limpar o bico
- da engraxadeira nos pneus.
- Ao fazer rodízio, colocar os pneus melhores na direita do veículo.
- Armazenar os pneus longe de produtos químicos
- e em local coberto.
- Manter em bom estado o assoalho da carroceria
- (para não danificar a carga em caixas).
- Realizar um check-list dos veículos na chegada das viagens.
2) Economia de pneus
- Drenar diariamente o compressor da frota.
- Escolher o pneu certo para cada tipo de trabalho e estrada.
- Inspecionar e limpar periodicamente rodas, aros e anéis.
- Manter a área da oficina e do pátio sempre limpa
- (principalmente de objetos cortantes).
- Manter as ferramentas adequadas e limpas
- nas operações com pneus.
- Retirar os pneus para recapagem antes de dois milímetros
- (preserva a carcaça e a segurança).
- Utilizar reparos vulcanizados nos pneus.
- Manter as válvulas dos pneus sempre com as tampinhas.
3) Economia de pneus, consumo de combustível e peças
Para conseguir um bom resultado é importante:
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- Calibrar os pneus sempre que estiverem frios e pela manhã.
- Evitar estacionar em locais com óleos e graxas no chão.
- Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e curvas forçadas.
- Manter a pressão de ar nos pneus sempre correta.
- Respeitar o limite de velocidade dos pneus.
- Suspender os eixos quando o veículo estiver sem carga.
- Transportar a carga bem distribuída e sem excessos.
- Verificar os pneus com o martelo todos os dias (atenção com as válvulas e com a suspensão).
Fonte: O Carreteiro