O excesso de peso é um problema tanto para o caminhão quanto para as estradas. Por isso, cada vez mais tem-se falado sobre o assunto e aumentado a fiscalização nas rodovias quanto a esse tipo de infração.O resultado é que quem pratica está sendo punido por isso, como aconteceu com caminhões autuados por excesso de peso nesta segunda-feira, 5, na BR 101 em Itapema, Santa Catarina.
Policiais rodoviários federais autuaram onze caminhões por transitarem com excesso de peso no trecho da BR 101, em fiscalização conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os veículos de carga foram abordados pela PRF e pesados na balança da ANTT de Itapema. Dentre as irregularidades encontradas, uma carreta carregada com areia transportava 15.620 quilos a mais que o permitido, além de não possuir nota fiscal do material e transitar derramando parte da carga sobre a via.
No total, aproximadamente 51 toneladas de excesso de carga foram transbordadas para outros caminhões. Além da multa, os transportadores/embarcadores vão responder por dano ao patrimônio público em função da sobrecarga ao pavimento asfáltico.
Fonte: PRF
Da forma em que os caminhões transitavam, não havia outra solução, senão a apreensão dos caminhões.
Porque os brasileiros insiste em ser indiota. Os gastos com a manutenção isso quando tudo que juntou numa vida toda não vai parar dentro de uma ribanceira e ficam só as lembranças em foto do que era um caminhão. Embarcador e desembaçador tem o seguro. Agora que o seguro também faz parte dessa palhaçada isso sem dúvida, quando um caminhão for flagrado com peso acima do permitido é só checar se a seguradora não observou o tipo de veículo em que a carga iria ser colocadas em virtude de eles saber e autorizar o embarque.