Rodar de norte a sul no nosso Brasil não é fácil. O caminho pelas estradas reserva muitas surpresas e algumas situações que podem não ser tão boas para o motorista e para o caminhão.
Quem é que nunca encarou uma estrada onde dirigir parecia quase uma missão impossível por conta dos buracos e da condição do asfalto? Qual caminhoneiro nunca teve que dirigir por mais tempo durante a noite, sem parar, até encontrar um ponto de parada e descansar com tranquilidade? E o preço do combustível que pesa no bolso nem se fala, né?
A gente sabe que ser caminhoneiro é mais do que só dirigir ou carregar as cargas. É ser guerreiro, forte e persistente, agir como herói, pela família e pelo progresso do país. E pensando nisso, a ZF separou algumas dicas para aliviar um pouco a barra na hora de rodar pelas estradas, porque a durabilidade e a segurança das barras de direção LEMFÖRDER também podem estar presentes na sua rotina.
1 – Planeje sua rota
Nosso país tem asfalto que não acaba mais. Conhecer o caminho por onde você roda é fundamental, afinal imprevistos acontecem e, nessas horas, é importante ter um ponto de ajuda ou conhecer o lugar onde você está. Então, antes de sair, tente descobrir um pouco mais sobre as rotas que vão ser percorridas e montar alguns planos de emergência.
2 – Cuide da saúde do caminhão
Para ajudar na viagem, seu veículo precisa estar sempre em boas condições. A saúde dele é fundamental para uma condução tranquila, preservando seu bolso, sua vida e a vida das outras pessoas que estão ao seu lado na estrada. Tenha sempre peças de qualidade e um bom mecânico de confiança na hora de cuidar do bruto.
3 – E não se esqueça da sua saúde
Isso é muito importante. A gente sabe que, muitas vezes, na correria da estrada, fica difícil manter todos os bons hábitos e costumes em dia, mas é fundamental que a sua saúde não seja deixada de lado. Comer e descansar com qualidade é a chave para que a viagem se torne mais leve e que a sua jornada na estrada da vida seja melhor e mais longa.
4 – Fique sempre atento
Infelizmente, ainda existem inúmeras dificuldades nas nossas estradas. Mantenha-se sempre atento, não só para evitar colisões, mas também para perceber situações como roubos de carga. Escolha sempre rotas que não sejam tão desertas e evite rodar em horários que favoreçam a ação de criminosos. Nunca reaja a um assalto, sua vida é muito mais valiosa do que qualquer carga e a sua família também vai concordar com isso.
5 – Não pense que está sozinho
Apesar de toda a evolução na profissão de caminhoneiro, muitas coisas ainda precisam ser feitas para levar mais qualidade de trabalho e de vida para os profissionais. A estrada traz a solidão como companheira e a distância da família só aumenta esse sentimento. Faça ligações constantes para aqueles que ficaram em casa e converse com seus amigos de estrada. Isso vai dar muita força na hora de encarar os desafios do asfalto.
E você que está lendo? Já viveu alguma história na estrada ou tem alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários.