Quando o estradeiro pensa em economia existe uma palavra que sempre dá o ar da graça. Sabe qual é, né? COMBUSTÍVEL. Mas calma, a ZF trouxe umas dicas que vão ajudar você:
Calibre os pneus. Quando eles estão murchos, o bruto precisa fazer mais força para ganhar e manter a velocidade. Aí já sabe, né? Motor trabalhando em excesso é sinal de combustível indo embora mais rápido.
NUNCA desça em ponto morto. Q uem é que nunca ouviu dizer que descer na banguela economiza combustível? Hoje em dia, com a injeção eletrônica, isso é um m ito. E pior ainda, quando o veículo está em movimento e o câmbio no neutro, o motor entende isso como uma marcha pesada, gastando ainda mais diesel.
Prevenção é o melhor remédio. Quando você roda com algum componente quebrado ou desregulado, as chances de o bruto beber demais são grandes. Dê uma atenção especial para o motor e para os filtros. A manutenção preventiva é sua amiga.
Abasteça em uma rede de confiança. N ão é à toa que diesel tem o apelido de ouro líquido. Quando for abastecer, procure saber a procedência e o estado do que vai pro seu tanque. Os postos são obrigados por lei a ter os equipamentos e a realizar a medição, se você pedir.
Pegou tudo? Se tiver algum segredo que também faça o bruto economizar, compartilhe com a gente aqui nos comentários.
Seguimos juntos. Boa viagem!