Quem já tem uma certa experiência na estrada sabe da importância de manter o compressor e o filtro de ar do bruto em dia. Eles são o coração do sistema de freios e, manter tudo funcionando do jeito certo, garante segurança e economia durante a viagem, afinal, você evita as falhas e os danos que ele poderia causar para o resto do sistema. E vamos combinar: um gigante sem freio na estrada não é bom pra ninguém, né?
Por isso, nós trouxemos uma dica de ouro para a manutenção preventiva: fique de olho na quantidade de óleo que aparece em excesso, principalmente no cabeçote do compressor. É normal que haja pequenos vazamentos de óleo no componente e isso não compromete o seu funcionamento, mas, com o tempo, o acúmulo de resíduos pode se tornar um problemão. A carbonização da peça pode levar ao aumento da temperatura do sistema e provocar vazamentos em grande quantidade, contaminando outras peças e causando até mesmo falhas nos freios. Aí já viu, né? Além da falta de segurança, é prejuízo na certa.
Quer mais uma dica que vai fazer a diferença e colocar o máximo de desempenho no asfalto? Use produtos de qualidade, como os compressores e filtros de ar da WABCO, uma marca com mais de 150 anos de tradição e que agora é parte do time da ZF. No site Amigo Bom de Peça, você encontra duas aulas completas falando sobre eles e mostrando como realizar a manutenção. É só acessar www.amigobomdepeca.com.br e conferir. É completamente gratuito e você ainda ganha certificados depois de completar os módulos.
Seguimos juntos.
Boa viagem!